Realismo sobre as mudanças climáticas
Posted on Tue 11 March 2025 in opinião • 2 min read
O buraco na Camada de Ozônio da atmosfera terrestre levou décadas para reduzir e teve seu mínimo em 20191 (ver na imagem abaixo). Isso só aconteceu porque houve um esforço global e rápido para que não se fizesse mais o uso de CFCs. Apesar do buraco ter voltado a crescer novamente.
O Milagre Verde (o uso das tecnologias criadas no início do século 20 para aumentar a produtividade da agricultura) só aconteceu porque a temperatura da atmosfera ainda permitia a fotossíntese e ainda chovia de forma moderada em alguns lugar do planeta, permitindo grandes safras com e sem o uso de irrigação. O excesso de CO², numa concentração nunca vista nos últimos 3 milhões de anos2 faz com que plantas cresçam mais rapidamente e fiquem maiores, mas por outro lado, o nível nutricional diminui. Além disso a variação térmica se junta ao aquecimento médio que já vemos, somado ao aumento da capacidade da atmosfera em carregar água, o que leva chuvas mais destrutivas em lugares que já haviam se adaptado a monções e a padrões de chuva que já não correspondem mais ao padrão histórico em regiões de produção agropecuário.
Mesmo que seja possível alimentar 10 bilhões de pessoas com agricultura de qualquer tipo (hidropônica, aeropônica...) dentro de um prédio com clima controlado, não há qualquer tipo de investimento ou pequisa sendo feita para fazer isso na escala necessária. Pior, esquece comer carne. Se já sera caro produzir comida em quantidade e com nutrição suficiente, esqueça usar ela pra alimentar animais.
Sim, churrasco só vai ter pra milionário, e olhe lá. Mas nada de causar pânico na população, senho(a)r cientista.