Hospedando um site estático na sua conta do GitHub

O primeiro passo é criar uma conta no GitHub se você ainda não tiver uma. Para criar uma conta grátis, vá em https://github.com/signup/free e se cadastre-se.

Agora precisamos criar um novo repositório git na sua conta que vai ser o site. O nome desse repositório deve seguir o padrão nome_do_seu_usuario.github.com

Para poder começar a criar o seu site você vai ter que clonar o esse repositório na rua máquina local. Para quem não está familiarizado com git, você deve rodar:

$ git clone https://github.com/usuario/nome_do_seu_usuario.github.com.git

A seguir vamos criar um arquivo HTML(no caso HTML5) básico no estilo "Hello, World!". Crie um arquivo chamado index.html na raiz do clone do seu repositório com o código a seguir:

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
   <head>
       <meta charset="utf-8">
       <title>Hello World</title>
   </head>
   <body>
       <h1>Hello World</h1>
       <p>
           Hello, World!
       </p>
   </body>
</html>

Commite o arquivo:

$ git add index.html
$ git commit -m 'Commit inicial'

E faça o push para o github:

$ git push

Aguarde alguns minutos para que o github identifique que esse repositório é uma pagina e depois acesse http://nome_do_seu_usuario.github.com

Indo um pouco além do HTML escrito a mão, podemos usar um gerador de sites estáticos como o Pelican. Com ele você pode escrever o seu site/blog em Markdown, reStructuredText ou AsciiDoc e deixar a geração do HTML para ele.

Baseado no: http://yakattack-steel-trap.blogspot.com.br/2012/04/hosting-your-html-on-github.html

Comments !

blogroll

social